Notícias
Escrito por FENADADOS  11/01/2018
Serpro - Plano de Saúde

A Comissão Paritária de Saúde, se reuniu no dia 19/12/2017, para tratar dentre outras coisas, do reajuste anual do PAS/ SERPRO. A referida reunião está prevista no ACT no  TITULO DAS QUESTÕES DA SAÚDE - MODALIDADE DO PLANO DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE  Cláusula 38.

Parágrafo1º. - Será garantida a participação paritária das Representações dos trabalhadores na gestão do PAS em nível nacional, através de Comissão Nacional de Saúde. 

A Comissão Paritária, seguiu à risca o que estabelece seu papel via ACT, e em nenhum momento, AUTORIZOU reajuste no PAS, até porque, quem tem o PODER de reajustar o referido benefício é, tão SOMENTE, a empresa (SERPRO), que pode ou não acatar a avaliação encaminhada pela Comissão.  Na ocasião o estudo atuarial sugeriu 4 propostas de reajustes que variam de 32,79 a 54,50%, sendo o 54,50% o mais indicado para o PAS, segundo o estudo atuarial. A Comissão Paritária se negou a encaminhar qualquer das 4 propostas trazidas pelo atuarial, por entender que as mesmas, estão completamente fora da realidade financeira dos trabalhadores(as) do SERPRO. E diante da situação exposta pelo estudo, e também pelo péssimo resultado das negociações até agora, continuou a indicar como teto máximo para reajuste o índice estabelecido pela ANS (Agência Nacional de Saúde), muito embora não tenhamos obrigatoriedade de acatar o referido índice. Também sugeriu que o SERPRO assumisse o aporte complementar. 

Sobre o retroativo, a Comissão indicou como proposta que fosse pago em 12 parcelas iguais.

A Comissão pautou ainda a importância de formalizar os Comités regionais de saúde e apresentar os indicados(as) para dar início aos trabalhos. Na ocasião será tratado sobre objetivo, a forma de trabalho e também, será uma ótima oportunidade de entrosar a Comissão Paritária e os Comitês Regionais, a vídeo conferencia para o evento, será agendada para março de 2018.  

Clique aqui e leia o Resumo do estudo atuarial e a Ata da última reunião da Comissão Paritária.

 

Agenda

Assista ao vídeo produzido pela Fenadados em apoio às mobilizações marcadas para este 8 de março e contra as reformas da previdência e trabalhista.

Fenadados no Facebook


Entre em contato